Sexta-feira é dia de PSG na França. O time galáctico da capital francesa recebe pela liga nacional o Saint-Étienne às 15h45 (de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV, e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real. Em campo, um reencontro de dois brasileiros que brilharam na seleção sub-20 e conquistaram o Sul-Americano da categoria em 2011, mas que seguiram caminhos distintos: Neymar e Gabriel Silva.

Aos 26 anos, Gabriel Silva tem a primeira experiência no futebol francês. Revelado pelo Palmeiras, passou por diversas equipes em Itália e Espanha: Udinese, Novara, Carpi, Genoa e Granada, antes de assinar nesta temporada com o Saint-Étienne. A expectativa por enfrentar Neymar é grande, mas vem acompanhada de um pedido especial para o jogador mais caro do mundo.

– Recado para o Neymar? Fala para ele ir devagar, senão vamos ficar na lama. Vem devagar, Neymar. Não se empolga (risos) – disse Gabriel Silva, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Gabriel lembra com carinho de uma das maiores conquistas da sua carreira, o Sul-Americano Sub-20. O título e os jogos ao lado de Neymar, Lucas Moura, Oscar entre outros, ficarão guardados para sempre na memória. Depois da competição, o lateral tomou o caminho do futebol europeu e nunca mais teve contato com Neymar. Até que em um jogo entre Granada e Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, surgiu a oportunidade. Mas também uma dúvida do atleta que hoje defende o Saint-Étienne:

– Minha relação com o Neymar foi muito boa. Jogamos juntos na seleção sub-20, fomos campeões. Depois tivemos esse contato quando eu estava no Granada. Pensei: “Será que ele vai lembrar de mim?”. Mas quando me viu, lembrou na hora. Trocamos a camisa após o jogo. Espero encontrá-lo novamente amanhã (sexta). Não só ele, mas o Lucas Moura também.

Neymar é assunto em todos os sites, jornais e emissoras da França. No Saint-Étienne, adversário desta sexta-feira do PSG, não poderia ser diferente. O craque brasileiro fez três gols em dois jogos pela equipe de Paris, encantou torcedores e deixou os rivais em alerta. E quem foi o responsável por dar mais detalhes sobre o futebol do atacante do PSG foi justamente Gabriel Silva:

– Todos sabem que joguei com ele, e vieram falar comigo. Ainda não falo francês, então o Léo (Lacroix), que fala português, me ajudou na tradução. Perguntaram como era jogar contra o Neymar, e respondi o seguinte: “É isso aí que vocês estão vendo, ele entra em campo e se diverte. É muito tranquilo, humilde, mas quando entra em campo se diverte”.

O lateral-esquerdo conta que escolheu o Saint-Étienne justamente pelo crescimento do futebol francês. O investimento em grandes craques, a tradição de alguns clubes e a oportunidade de conhecer mais uma escola na Europa. Deixa claro que sua adaptação está sendo muito boa, mas ainda falta a titularidade, pois vem entrando durante os jogos. Ele chegou no fim da pré-temporada, mas garante que está no nível físico dos companheiros.

Gabriel Silva também sabe da responsabilidade de vestir a camisa do Saint-Étienne, que é o maior campeão francês com dez títulos. E afirma que é preciso vencer novamente a Ligue 1, algo que não acontece desde 1981. O início de temporada foi promissor, com três vitórias em três jogos e a mesma pontuação de PSG e Monaco: nove.

– Começamos muito bem o campeonato, o técnico faz um grande trabalho conosco. Todos estão muito focados, temos que trabalhar com humildade. Quando cheguei aqui, sabia da história do clube. Time grande na França, a ambição de todos é levar o clube ao lugar mais alto possível. Sabemos o peso dessa camisa.

Fonte: Globoesporte.com