A principal novidade do São Paulo no jogo-treino dos reservas contra o Red Bull, nessa terça-feira, no CT da Barra Funda, foi a utilização de Jucilei como zagueiro. Na verdade, não é algo tão novo assim: ele já fez essa função no Shandong Luneng, da China, e o idealizador disso foi Cuca, que vai reencontrá-lo no Tricolor.

Jucilei chegou ao clube chinês na reta final de 2015 e fez 13 partidas sob o comando de Cuca, algumas delas como zagueiro. Em 2016, com Mano Menezes, chegou a fazer dupla de zaga com o ex-corintiano Gil. A diferença é que naquela época ele jogava pela direita da defesa, em uma linha de quatro, e no jogo-treino desta terça Vagner Mancini o testou como líbero em um esquema com três zagueiros – o mesmo que o interino utilizou contra o Red Bull, no domingo, e pretende manter.

Auxiliar de Cuca por mais de uma década, Eudes Pedro explicou ao LANCE! a ideia de recuar Jucilei para a linha de defensores no Shandong Luneng. O profissional, que acaba de tirar a Licença A da CBF, não acompanhará o treinador no São Paulo porque pretende iniciar sua “carreira solo” neste ano.

– O Jucilei foi pedido nosso no Shandong, porque podia preencher a vaga de jogador asiático (ele tirou passaporte palestino quando jogava no Al Jazira). Ele tem uma qualidade muito grande, visão de jogo, liderança… Nossos zagueiros na época não tinham a mesma qualidade técnica e, na ausência de um por contusão, acabamos usando o Jucilei. Fez bons jogos como zagueiro, ganhamos muito com ele nessa posição – disse.

Jucilei perdeu espaço no meio de campo do São Paulo, sobretudo após a má atuação que teve na derrota por 2 a 0 no jogo de ida contra o Talleres (ARG). Ele não foi utilizado nenhuma vez depois daquela partida. Vagner Mancini tem preferido jogadores mais leves e velozes no setor – Luan, 19 anos, foi o titular contra o Red Bull.

– Ele pode pecar um pouquinho hoje nessa questão da velocidade, é um jogador mais técnico. Hoje o futebol está muito dinâmico, você tem pouco espaço para tomar decisões, então você ganha uma saída de bola de qualidade colocando o Jucilei como zagueiro. Acho que vai se dar bem com o Cuca – emendou Eudes Pedro.

Os três zagueiros titulares do São Paulo são Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins. Todos os outros atletas da posição no elenco são garotos: Lucas Kal e Rodrigo formaram a zaga com Jucilei no jogo-treino, e Walce entrou na vaga de Kal na etapa final.

Aos 30 anos, Jucilei tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2021. Ele está no São Paulo desde 2017. Após um ano emprestado pelo Shandong, foi comprado pelo clube.

Fonte: Site do Lance!

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net