O atacante Élber foi autor do gol do triunfo do Bahia, por 1 a 0, sobre o São Paulo, no Morumbi, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Artur também foi titular no Tricolor Baiano e teve grande atuação, enquanto Bruno Alves e Tchê Tchê iniciaram no Tricolor Paulista. Jucilei ficou como opção.

O Bahia voltou a jogar bem na capital paulista e mostrou a sua força na noite desta quarta-feira (22), no Morumbi. Após empatar em 0 a 0 no último sábado com o São Paulo, pelo Brasileirão, o Esquadrão desta vez conquistou um importante triunfo pela partida de ida das oitavas.

Com o resultado, o Tricolor precisa de um empate no jogo de volta, na próxima quarta-feira (29), na Fonte Nova, para avançar às quartas de final. Derrota por um gol de diferença leva a disputa pela vaga aos pênaltis. Antes deste duelo, porém, o Bahia entre em campo no domingo (26), pelo Brasileirão, quando recebe o Fluminense, às 19h, na Fonte Nova, pela 6ª rodada.

No Morumbi, o Bahia adotou adotou como estratégia ter uma postura mais reativa, marcando em seu campo de defesa, com as linhas próximas, aproveitando os contra-ataques. E depois de uma forte pressão nos cinco primeiros minutos, o Tricolor conseguiu fazer um jogo competitivo, mesmo com menos posse de bola que o São Paulo.

Para ambos os lados, as melhores chances surgiram em chutes de fora da área. O time paulista obrigou Douglas a fazer boas defesas aos 2 e aos 32, enquanto o Esquadrão chegou bem com Douglas Augusto, aos 15, em arremate da entrada da área.

Até o fim da etapa inicial, mais uma chance para cada lado. Douglas salvou o Bahia aos 39, espalmando uma cabeçada a queima-roupa de Toró. Já o Esquadrão chegou com Fernandão, que dominou na área e tentou surpreender de bicicleta, mas a bola foi para fora.

O panorama não mudou para o segundo tempo, mas com um Bahia mais consistente na defesa, sem que o São Paulo ameaçasse como ainda conseguiu no início do jogo. Com espaço para contra-atacar, Rogério entrou na vaga de Fernandão.

Aos 27 minutos, o atacante recebeu passe de Elber em transição e encarou a zaga no um-contra-um. No duelo, a bola sobrou para Elber na entrada da área, e como se fosse um pênalti, ele deslocou o goleiro e chutou no canto, fazendo Bahia 1 a 0.

O gol desestabilizou o time da casa e o Esquadrão chegou com perigo em três contra-ataques em cinco minutos, mas sem conseguir concluir. A partir dos minutos finais, a equipe paulista se lançou de vez ao ataque e quase empatou aos 39, com um chute de Alexandre Pato na trave. Defendendo-se com raça, o Bahia ainda foi salvo mais uma vez por Douglas, aos 49, em grande defesa após novo chute de Pato, garantindo o triunfo fora de casa e um passo importante para se aproximar das quartas de final da Copa do Brasil.

Fonte: Site oficial do Bahia

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia