Seis anos após deixar o Brasil, Willian José conseguiu se firmar no futebol espanhol. Após passar por Real Madrid, Zaragoza e Las Palmas, o atacante terminou sua terceira temporada com a camisa da Real Sociedad.

– Tínhamos outras propostas na época, mas houve um acerto rápido, com um contrato longo e completo agora minha terceira temporada. Foram duas renovações neste período, o que mostra o quanto houve uma identificação e o enorme carinho que eles têm por mim. Fico feliz e isso me motiva a trabalhar cada dia mais para retribuir tudo isso em campo – disse, ao ESPN.com.br.

Revelado pelo Grêmio Prudente, ele atuou por São Paulo, Santos e Grêmio, mas sem conseguir uma grande sequência de jogos. Apesar disso, com o destaque que teve na seleção brasileira sub-20, sendo campeão do Sul-Americano e do Mundial em 2011, ele foi contratado pelo Real Madrid, em 2013.

Após ter jogado temporada pelo Castilla (a equipe B do Real), ele fez um único jogo pelo time principal. Ele entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo pelo Campeonato Espanhol.

– Foi uma experiência muito gratificante e de muito aprendizado. Eu só tenho a agradecer, pois foi ali que consegui iniciar minha trajetória na Europa. Foi no Real que tudo começou, ainda muito jovem e sob muita desconfiança. Hoje já são seis temporadas na Europa, o que é muito difícil de manter – contou.

Desde 2016 na Real Sociedad, ele tem 45 gols marcados e 14 assistências em 107 jogos. Em 23 partidas contra as três maiores equipes da Espanha, ele balançou as redes nove vezes: Barcelona (quatro), Atlético de Madrid (três) e Real Madrid (duas).

Números que o fizeram ser chamado pelo técnico Tite para a seleção brasileira no ano passado.

– Não é algo que fico pensando. Tenho que fazer o melhor pelo meu clube e a seleção será consequência, como foi ano passado. Claro que é uma grande satisfação, mas não posso gerar uma pressão por conta disso – afirmou.

O que você acha que mais aprendeu no Real Madrid? Ficou alguma tristeza por não ter jogado mais vezes? 
Foi uma experiência muito gratificante e de muito aprendizado. Eu só tenho a agradecer, pois foi ali que consegui iniciar minha trajetória na Europa. Foi no Real que tudo começou, ainda muito jovem e sob muita desconfiança. Hoje já são seis temporadas na Europa, o que é muito difícil de manter.

Como surgiu o Real Sociedad na sua vida? 
Depois de defender Real Madrid, Las Palmas e Zaragoza, o Real Sociedad se interessou por mim, apresentando um projeto muito bom. Juntamente da minha família e do meu empresário (Nick Arcuri), entendemos que era uma situação muito boa. Tínhamos outras propostas na época, mas houve um acerto rápido, com um contrato longo e completo agora minha terceira temporada. Foram duas renovações neste período, o que mostra o quanto houve uma identificação e o enorme carinho que eles têm por mim. Fico feliz e isso me motiva a trabalhar cada dia mais para retribuir tudo isso em campo.

Avalie a sua temporada pelo time… 
Foi uma boa temporada, sim, creio que assim como as últimas aqui. Tenho conseguido manter uma regularidade, com gols, assistências e ajudado muito em campo. Deixo essa questão para quem avalia definir, mas fiquei satisfeito. Não conseguimos alguns dos nossos objetivos, talvez pelo começo de temporada não ter sido bom, mas depois as coisas se acertaram e terminamos bem.

Ainda pensa em voltar à seleção brasileira? Acha que tem chances? 
Não é algo que fico pensando. Tenho que fazer o melhor pelo meu clube e a Seleção será consequência, como foi ano passado. Claro que é uma grande satisfação, mas não posso gerar uma pressão por conta disso.

Desde que chegou à Espanha, você fez gols nos grandes. Qual duelo contra Real e Barça foi o mais especial? 
É difícil de optar por um. Todos os jogos contra os grandes são especiais, o pessoal acompanha mais e a própria torcida trata de uma maneira diferente. Tem também o Atlético de Madrid, Sevilla, Valencia e o clássico com o Athletic Bilbao. Todos são especiais, o que evidência o alto nível da La Liga.

Em algum desses confrontos, teve alguma história curiosa, trocou camisa com alguns dos craques desses times?
Contra o Real eu costumo trocar com o Casemiro, que jogamos juntos no São Paulo e na Seleção Brasileira de base. É um cara muito respeitado aqui e que mostrou o seu valor na Europa com muita humildade e qualidade.

Em 2018, a imprensa europeia noticiou o interesse de times como Chelsea, Everton e Milan. Como viu esse interesse, houve procura?Quais seus planos para a próxima temporada?
Vamos definir isso agora na janela, algo que deixo para o meu empresário e para o Real Sociedad. Fico feliz por ver esses interesses, na última janela muita coisa foi falada, tanto que acabei renovando. Aqui eles valorizam muito o atleta e a torcida tem um enorme carinho por nós. No momento estou pensando mais em descansar, curtir as férias e mais para frente vamos ver o que acontece. Tem que ser algo bom para todos.

Fonte: ESPN