Foi em Porto Calvo, município da região norte de Alagoas, que Willian José deu os primeiros passos. Ali cresceu, jogou bola, mostrou talento, mas seria improvável que se tornasse um jogador profissional de futebol.

Teve que viajar noventa e seis quilômetros, para Maceió, capital do estado, para se aproximar do objetivo. Essa viagem foi necessária para que ele, ainda novo, iniciasse a trajetória nas categorias de base do CRB. Treinou junto de Roberto Firmino (Liverpool), foi visto por Otávio (Bordeaux), mas não ficou muito tempo. Alagoas agora é destino de férias. É na Espanha, jogando pela Real Sociedad, que Willian passa a maior parte do seu tempo.

“Foi uma infância de muita luta, mas sempre com muito empenho. Desde novo o pessoal já via que tinha qualidade para jogar futebol e fui em busca desse sonho”, contou ao Yahoo! Esportes. “Sempre passo um tempo das minhas férias e é muito gratificante. Tenho familiares e amigos, e isso é o que a gente sente mais falta mesmo. Então, quando temos um tempo, é sempre importante ir para reencontrar e matar um pouco da saudade”.

Nos últimos dois anos, Willian ganhou ainda mais projeção na Europa. Os bons números pela Real Sociedad foram premiados com uma convocação para a seleção brasileira, às vésperas da Copa do Mundo. Na sétima temporada fora do país, o atacante pretende continuar ainda mais tempo vivendo no exterior. A adaptação, segundo ele, está completa; ‘a cultura muito bonita, a cidade espetacular e pessoas que valorizam o atleta’ são características da vida na Espanha, onde a carreira decolou de vez.

Ele saiu do Brasil em 2013, após passar por Grêmio Barueri, São Paulo, Grêmio e Santos. Na Espanha, chegou ao Real Madri B. Foi a chance e porta de entrada para firmar a carreira no futebol europeu. “Com certeza foi uma grande oportunidade, durante seis meses, e isso abriu as portas para que hoje esteja em minha sétima temporada na Europa. Depois de lá, tivemos oportunidade de voltar ao Brasil, mas, juntamente da minha família e do meu empresário (Nick Arcuri), optarmos por seguir na Espanha. As coisas foram acontecendo aos poucos e hoje sou totalmente realizado com o que tenho feito em minha carreira aqui”.

É tempo de voltar a vestir a amarelinha?

Tranquilo, o alagoano conta que ‘servir o país é algo sempre especial’. Além da convocação no ano passado, Willian também tinha passado pelas seleções de base. Ele ressalta que todo período de treinamentos com a seleção é importante por causa do dia-a-dia com os melhores.

“Não fico pensando nisso como um objetivo, até para não criar expectativa e pressão”, disse, quando questionado se está na expectativa para uma convocação pós-Copa América. “É o sonho de todo jogador, mas para isso preciso estar bem no clube, fazer o máximo por ele. Vou trabalhar duro aqui para fazer o meu melhor e, se houver uma convocação, estarei à disposição e muito motivado sempre”.

Os 108 jogos pela Real Sociedad, com 45 gols e 14 assistências, o credenciam. A concorrência por uma vaga no ataque da Seleção é grande, mas Willian não pensa desse jeito. Foi lá, inclusive, que ele reencontrou um colega de infância. Em 2006, ele e Firmino fizeram dobradinha no CRB, campeão estadual na categoria sub-15.

“É um cara que também se firmou no futebol europeu, tem conquistado títulos pelo Liverpool e pela seleção brasileira e que torço muito. Um cara do bem, que merece tudo que está colhendo. Tivemos um contato, conversamos um pouco e fica aquela sensação de sempre um torcer para o outro ir bem, representando nosso estado e nosso país pelo mundo.”

Fonte: Yahoo!