Nos últimos sete anos, o Paris Saint-Germain foi responsável por contratações astronômicas e uma hegemonia gigantesca na França. De 21 torneios nacionais possíveis nesse período, os parisienses conquistaram 17. Mas, mesmo com o grande sucesso recente, há um clube que ainda possui mais troféus: o Saint-Étienne. Em entrevista ao FOXSports.com.br, antes da semifinal da Copa da França 2019/20 contra o Rennes, nesta quinta-feira (5 de março), e que terá transmissão ao vivo e exclusivo do FOX Sports a partir das 16h55, Gabriel Silva, lateral da equipe francesa, afirmou que o PSG é o time do momento, mas ressaltou que um tropeço não é impossível.

“O PSG é o time a ser batido. A gente costuma dizer que o campeonato deles não é o francês, porque a distância é muito acima. Mas, sabemos também que o jogo é jogado e eles também têm alguns tropeços. Então não é impossível. Nós continuamos a ter mais títulos que eles, então eu considero o Saint-Étienne o maior da França, né? (Risos)”, afirmou Gabriel.

Na equipe desde a temporada 2017/18, quando saiu da Udinese, da Itália, o brasileiro se diz acostumado com o clima na França. Com um gol em nove partidas na temporada, o camisa 11 vê com grandes olhos a oportunidade de chegar à grande decisão da Copa da França, para apagar um ano ruim do Saint-Étienne no Campeonato Francês.

“Enxergamos como uma grande oportunidade na temporada. Não estamos bem no campeonato e temos uma boa chance de chegar na final. Mas temos pela frente uma grande equipe e que está defendendo o título. Espero que a gente possa fazer um grande jogo”, prosseguiu.

Caso o Saint-Étienne avance na Copa da França, enfrentará o poderoso PSG na grande decisão. No fim de 2019, Gabriel teve a oportunidade de enfrentar Neymar, na goleada do clube parisiense por 4 a 0. Perguntado sobre como foi marcar o astro brasileiro, o camisa 11 rasgou elogios tanto no lado profissional, quanto no pessoal.

“Todos nós sabemos da qualidade do Ney. Não dá para comparar com qualquer outro jogador. E enfrenta-lo é mais difícil ainda. Depois que nos enfrentamos pelo Campeonato Francês, batemos um papo e trocamos camisa. Já tinha atuado com ele, pela Seleção sub-20 e sou um privilegiado por isso. Quem não conhece o Ney, às vezes fica criticando, mas ele é um cara que tem um coração muito grande”, afirmou Gabriel, que prosseguiu e comparou a diferença entre marcar o astro brasileiro e Mbappé.

“Mbappé também é um grande jogador. Na minha opinião, entre ele o Ney, os dois são difíceis de marcar. Mas, acho que o Neymar é um jogador completo, já tem uma certa experiência e sabe o que fazer quando tem a bola em seus pés. O Mbappé já um cara mais rápido, e quando bota na frente é difícil pegar. Então são dois jogadores de alto nível, mas com certeza marcar o Ney é muito difícil”, concluiu.

Confira outros trechos da entrevista com Gabriel Silva, do Saint-Étienne:

FOXSports.com.br: Como as pessoas veem o futebol brasileiro na França? Muitos colegas te perguntam sobre? Quais jogadores são mais citados?

Gabriel Silva:  “As pessoas na França veem o Futebol brasileiro com bons olhos, não à toa tem muitos brasileiros aqui. Alguns amigos da equipe me perguntar sobre o Brasil como é jogar, alguns times. De jogadores mais citados, normalmente são os jogadores que passaram na Europa como Filipe Luís, Rafinha e Felipe Melo. E por conta da grande fase do Flamengo, falam muito do Gabigol”.

Quais são as principais diferenças que você sente entre viver no Brasil e na França? E no estilo de jogo?

“As principais diferenças que eu sinto são o clima e a comida. O Brasil é bom demais nesse aspecto. Somos abençoados por ter um clima como o nosso. A comida nem se fala (risos). Aqui em Saint-Étienne, nesse período do inverno é difícil sair sol, e que sai a gente consegue perceber a alegria das pessoas. Lógico que eu já me acostumei, mas isso faz muita diferença”.

Caso volte ao futebol brasileiro no futuro, o Palmeiras é sua primeira opção? Teve alguma procura de clube brasileiro nas últimas janelas?

“Pelo carinho que eu tenho pelo clube, o Palmeiras seria minha primeira opção. Mas, nós jogadores somos profissionais. Se o Palmeiras e outros clubes me quiserem, a prioridade sempre vai ser deles, mas se eles não estiverem nessa lista de clubes interessados, eu voltaria para qualquer outro clube. Sobre o interesse de clubes brasileiros na minha contratação, toda janela de transferências aparecem sondagens. Já teve do São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional. Mas por enquanto, meu foco é permanecer na Europa”.

Recentemente, o clube contratou mais um lateral-esquerdo muito conhecido aqui no Brasil por ter atuado no Flamengo: Miguel Trauco. Como é a relação de vocês e como você lida com a briga pela posição?

“Nossa relação é muito boa. Tanto que no clube nós conversamos bastante. Sempre que posso ajudo ele na adaptação, porque sei que não é fácil. Idioma, comida, tudo isso conta. Sobre a competição por posição, é algo sadio. Trauco é um cara bacana, humilde e que merece estar aqui”.

Fonte: FoxSports.com