Um grande mural do estádio lotado, minutos antes de um jogo e com um enorme mosaico nas arquibancadas, cobre uma das paredes da sala Santiago Bernabéu na Cidade Esportiva do Real Madrid. Também estão ali as imagens do elenco desfilando em cima de um ônibus com os troféus de LaLiga e da Champions League. A grandeza do clube representada naquelas fotos também pode ser descrita nas palavras de um jovem brasileiro que, por vezes, mal acredita que veste uma das camisas mais icônicas do mundo.

“Direto eu olho para o símbolo que tem no vestiário, olho para minha camisa e penso: ‘Caraca, estou no Real Madrid!’ Mas acho que minha ficha não cai. Acho isso até bom para eu manter os pés no chão¨, diz Rodrygo ao receber a ESPN Brasil para uma entrevista exclusiva depois de um treinamento.

Na noite anterior, o Real Madrid tinha vencido o Real Valladolid, fora de casa, e assumido a liderança isolada do Campeonato Espanhol. Foi o 17º jogo de Rodrygo, o 11º como titular da equipe principal. O atacante, que tem seis gols na temporada, pode marcar o primeiro dele em um clássico no sábado. O Real Madrid receberá o Atlético de Madrid no Santiago Bernabéu, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e do WatchESPN às 12h (de Brasília).

O último dérbi madrilenho foi a final da Supercopa da Espanha. E depois de 120 minutos sem gols, a decisão foi para os pênaltis. Zinedine Zidane definia os cobradores e faltava escolher quem bateria o segundo pênalti. Carvajal, Modric e Sergio Ramos já estavam na lista. Kroos, que tinha sido substituído na prorrogação, sugeriu Rodrygo.“Na hora você sente aquela pressão, né? Mas eu fui. O Kroos me encorajou e disse que eu bato bem os pênaltis porque eu tenho treinado bem.”

Sabe aquela longa caminhada do meio de campo a marca do pênalti? Rodrygo disse que estava tranquilo nesse momento. Ficou preocupado mesmo quando percebeu que o chute saiu alto. “Eu treinava o pênalti daquele jeito, mas um pouco mais baixo. Na hora eu tomei um susto, mas aí eu vi a bola entrando e a torcida comemorando. Aí deu aquele alívio.”

Zidane

“É um cara muito legal que conversa sempre comigo e me dá dicas. Ele me chama na sala dele e me mostra o que eu errei taticamente ou até tecnicamente. E o que ele fazia (quando era jogador) que possa me ajudar. Tem me ajudado bastante.”

Vinicius Jr.

Sair do seu time no Brasil aos 18 anos para vestir a camisa do Real Madrid, que investiu 45 milhões de euros na sua contratação. Com uma temporada de diferença, a trajetória de Rodrygo foi a mesma de Vinicius Jr.

“Sempre me lembro do meu primeiro treino. Eu estava entrando em campo e perguntei se ele tinha ficado nervoso no primeiro treino dele. Eu estava, mas depois que a bola rola você já se sente mais confiante. O Vini foi muito importante nisso para mim”, conta Rodrygo. A amizade vai além dos treinos e jogos. Tanto que estiveram juntos na última virada de ano.

Reinier

Em 20 de janeiro, o Real Madrid tornou oficial a contratação de Reinier junto ao Flamengo. O jogador, que acaba de completar 18 anos, fechou contrato até junho de 2026 e será incorporado ao Real Madrid Castilla após o Pré-Olímpico com a seleção brasileira.

“Quando tiver a oportunidade de falar com ele, vou passar aquilo que o Vini me passou também. Não é vergonha nenhuma jogar no Castilla. Acho que muitos jogadores passaram por isso. O Casemiro também. E hoje é ídolo aqui.” Tanto Vinicius Jr quanto Rodrygo disputaram partidas pela filial do clube, que atualmente disputa o equivalente à terceira divisão do futebol espanhol.

Seleção e Olimpíada

Em novembro, Rodrygo esteve em campo nos amistosos contra Argentina e Coreia do Sul. Foram as primeiras atuações dele pela seleção principal. “Foi a realização de um sonho. Acho que todo menino brasileiro, que sonha em ser jogador, quer vestir a amarelinha. Entrar em campo, tocar na bola com grandes jogadores… A realização de um dos maiores sonhos.”

Rodrygo tem idade para defender o Brasil na próxima Olimpíada, caso a seleção conquiste a vaga. O atacante disse que não conversou com ninguém sobre a possibilidade. “Deixo para seleção e para o Real Madrid resolverem. O que decidirem, eu sigo. Se for para jogar a Olimpíada, vou com muito prazer representar meu país.”

“Resenha brasileira”

“Nós cinco passamos o treino todo dando risada. Fica até ruim de ir para casa porque aí não vai ter essa resenha”, brinca sobre a união dos brasileiros do elenco principal do Real Madrid. Rodrygo conta um pouco mais sobre o dia a dia com Marcelo, Casemiro, Vinicius Jr. e Éder Militão. E diz que esses os papos e brincadeiras não ficam só entre os brasileiros. “O James (Rodríguez) a gente fala que é brasileiro. Está sempre com a gente. Modric e Kross são ‘bem resenha’ também”.

Fonte: ESPN